Fred McDowell, mais conhecido pelo nome artístico Mississippi Fred McDowell, nasceu no dia 12 de janeiro de 1904. Considerado um dos grandes nomes do gênero blues, fez sucesso entre as décadas de 50 e 60.
Filho de fazendeiros e agricultores, perdeu os pais muito cedo. Aos 14 anos, começou a tocar violão e consequentemente a fazer apresentações nos bailes de Rossvile (Tenessee). Desde sua infância, trabalhou no campo, tanto na produção quanto na colheita. Quando sua irmã se casou, o pequeno Fred foi morar com ela no Mississippi, para não ficar sozinho. Isto durou até 1940 quando casou-se com Annie Mae Collins, (a qual lhe presenteou com um filho).
Neste meio tempo conheceu Patton, Sid Hemphill e Eli "Booster" Green, famosos "jogadores de blues", que tiveram papel importante na sua carreira. Um ano depois ganhou sua primeira guitarra.
Tendo uma característica peculiar para tocar guitarra, chamou a atenção de Alan Lomax e Chris Strachwitz (na foto), os quais ajudaram-no em sua divulgação e na produção de seu primeiro Lp pela Atlantic Records. A partir daí, as apresentações em festivais e clubes tornaram-se mais frequentes.
Em 1959, conhecido pelo jeito de tocar guitarra acústica, lançou "I Do Not Play No Rock 'N' Roll", que para surpresa de muitos, era todo gravado com uma guitarra elétrica. A qualidade do som alcançada por Fred entusiasmou os críticos que não pouparam elogios pela sua nova maneira de tocar guitarra.
Além das canções, havia uma entrevista gravada em meio a música, que deu título ao álbum (I Do Not Play No Rock 'N'Roll), na qual ele fala sobre as origens do blues e sobre o amor. Seu último disco foi "Live in New York", que contou com uma apresentação no Gaslight Village (NY), em 1971. Um ano depois, aos 68 anos de idade, faleceu no dia 13 de julho vítima de câncer
Nenhum comentário:
Postar um comentário