
Grupo Fundo de Quintal - grupo de samba formado no final da década de 1970. Formado a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, da cidade do Rio de Janeiro, o grupo tornou-se uma referência original no sub-gênero pagode.
Composto principalmente por sambistas da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, o Fundo de Quintal se caracterizou por usar instrumentos - até então pouco comuns em rodas de samba - como o banjo, o tantã, o repique de mão e o repique-de-anel.O grupo inicialmente era composto pelos sambistas Almir Guineto, Bira Presidente, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany. Mais tarde, Arlindo Cruz e Walter Sete Cordas integraram o conjunto musical. Atualmente o grupo é composto por Ademir Batera, Cléber Augusto, Ronaldinho, Sereno, Bira Presidente e Ubirany.
Em 2003, ao lado de Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Dudu Nobre, o Fundo de Quintal foi uma das atrações especiais do "Festival Fábrica do Samba", apresentado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Ainda naquele ano, foi lançado o álbum "Festa pra comunidade" e o violonista Cléber Augusto afastou-se do grupo para seguir carreira solo. A nova formação do Fundo de Quintal era composta por Ademir Batera (bateria), Flavinho (cavaquinho e voz), Ronaldinho (cavaquinho, banjo e voz), Sereno (voz e tan-tan), Bira Presidente (pandeiro e voz) e Ubirany (voz, repique e caixinha).
Ao final de 2008, Mário Sérgio deixou o grupo para seguir carreira solo.
O Fundo de Quintal está cada vez Melhor,Flavinho toca e canta Muito bem e o Grupo nunca Perdeu o Essencia. o Novo CD Nossa Verdade é um Verdadeiro Sucesso,Trazendo Músicas Inéditas, e Sucessos deles e de outros Grupos.
Esse Grupo de Samba é muito bom mais as pessoas ja n escutam mais por que sao velhos mais mesmo assim continua sendo uma musica suave e tranquila para os que continuam escutando ;D
ResponderExcluirRenan Russo 3C n19